domingo, 21 de agosto de 2011

Os Muros de Arrimo: o que são e como devem ser construídos?

Os muros são estruturas corridas de contenção de parede vertical ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Podem ser construídos em alvenaria (tijolos ou pedras) ou em concreto (simples ou armado), ou ainda, de elementos especiais.


                                           Terminologia. Fonte: Denise M S  Gerscovich.

Quando o muro de arrimo é necessário?

Normalmente os murros de arrimo aparecem nos terrenos que apresentam alguma inclinação (aclive ou declive). Nesse caso, para ocupar o terreno com alguma construção ou mesmo com um campo de futebol ou uma quadra poliesportiva são necessários cortes ou aterros para que se consiga uma superfície plana, sem inclinações. Neste momento aparecem as áreas de acomodação, que é o espaço entre o perfil original do lote e a área plana.

Quando há espaço suficiente no lote, podemos utilizar os taludes para fazer esta acomodação. Então ao final dos trabalhos de terraplenagem haverá uma área plana, um talude (área mais inclinada do que o terreno era antigamente), e o perfil natural na porção do terreno que não foi mexida.

Quando a área de acomodação é pequena ou não existe, veremos uma espécie de degrau entre o perfil natural do terreno e a área plana (que estará mais alta ou mais baixa que o primeiro). Para segurar a terra da parte mais alta, faz-se necessário o uso de um muro de contenção desta terra. É este o conhecido muro de arrimo.

Tipos de muro de arrimo
Os muros de arrimo podem ser construídos de alvenaria, concreto, gabiões (aquelas "gaiolas" de pedras que vemos nas estradas para conter a terra das encostas) ou pneus. Chamados de muros de gravidade, na medida que se opõem aos empuxos horizontais pelo peso próprio, os muros de gravidade geralmente são construídos para contenção de até 5m. Para contenções acima disso, é preferível a utilização de muros de flexão. Muros de flexão são estruturas mais esbeltas com seção transversal em forma de “L” que resistem aos empuxos por flexão, utilizando parte do peso próprio do maciço, que se apóia sobre a base do “L”, para manter-se em equilíbrio.
Em geral, são construídos em concreto armado, tornando-se anti-econômicos para alturas acima de 5 a 7m.



Muros de alvenaria de pedra. Fonte: Revista Casa&Jardim




Cuidados com a água

A carga da terra a ser sustentada pelos muros de arrimo aumenta consideravelmente quando chove e essa terra encharca. Logo, dois cuidados são necessários: primeiramente, o cálculo estrutural deve contemplar a carga adicional proporcionado pela água. Além disso, devemos tentar tirar o máximo de água da parte de trás dos muros para aliviar o peso. 

Para isso os muros de arrimo devem ter um sistema de drenagem que normalmente é feito com drenos que levam a água para as laterais do muro. Esses drenos podem também atravessar o muro e, nesse caso, veremos os drenos na parte frontal do muro. A escolha da melhor solução deve vir do arquiteto e do engenheiro. É importante haver uma camada de brita entre a terra e os drenos para evitar que a tração neutra da água transporte pequenas partículas de terra para os drenos, o que, com o tempo, fará com que eles fiquem entupidos, percam a sua função e a tração sobre o muro aumente.
Além disso, é importante impermeabilizar a parte de trás dos muros, principalmente se a frente ficar dentro de casa. Essa impermeabilização fará com que a água só atravesse o muro pelos drenos, mantendo seco o outro lado.
Outro método mais caro para garantir que a água não atravesse o muro de arrimo é a construção de uma parede dupla, ou seja, um muro de arrimo impermeabilizado e uma parede comum à sua frente. Separados por um espaço de ar, formam um conjunto. Ainda assim a parte de trás deve ser impermeabilizada, mas a segunda parede garante que qualquer eventual vazamento no primeiro muro não entre nos edifícios. Em ambos os casos (paredes simples ou duplas), um bom sistema de drenagem é fundamental.


Fontes:http://casaeimoveis.uol.com.br
             http://www.eng.uerj.br/denise/pdf/muros.pdf
             http://revistacasaejardim.globo.com

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates